Nova casa do Tricolor Gaúcho nasce com investimento de R$ 540 milhões, 100% privado, e deve faturar mais de R$ 110 milhões em 2013Inaugurada neste sábado, 08/12, em Porto Alegre, a primeira arena multiuso da América Latina, a Arena do Grêmio. A casa do Tricolor Gaúcho inaugura também a nova geração de estádios modernos que está sendo construída no Brasil, e já nasce como uma referência para um segmento que vai revolucionar a relação com o torcedor e com o público de grandes eventos. “Esta concepção de estádio traz uma nova realidade para o clube. Beneficia tanto o torcedor, que terá muito mais conforto ao frequentar os jogos, quanto o futebol, que vai passar a ter uma receita extra para contribuir com reforços dos melhores profissionais para o Grêmio”, diz Paulo Odone, presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. "Teremos uma mudança significativa do padrão da experiência que o espectador terá dentro do estádio”, diz Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor superintendente da OAS Arenas. “Todos os projetos foram concebidos para uma nova experiência de conforto, segurança e entretenimento”. Com investimentos da ordem de R$ 540 milhões para sua criação, a previsão é de que a Arena fature entre R$110 milhões e R$120 milhões em seu primeiro ano de vida. “Para nós do Grêmio é um orgulho tornar realidade a construção deste estádio, com 100% de investimento privado”, declara Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos.
HistóricoEm 2006, havia propostas para ocupar espaços comerciais no Estádio Olímpico e, a partir disso, foram iniciados estudos para a elaboração de um Plano Diretor Patrimonial. Como era ano da Copa do Mundo da Alemanha, foram visitadas as novas Arenas e conclui-se que seria muito melhor para o clube a construção de uma Arena Multiúso do que a reforma do Estádio Olímpico. Para ratificar essa tese, o Grêmio contratou com a Amsterdam Arena Advisory (AAA), da Holanda, para um estudo de pré-viabilidade para a construção de um novo estádio.
Em março de 2008, Grêmio e OAS firmaram o acordo que culminou na construção da primeira Arena Multiúso do Brasil, e uma das poucas viabilizadas completamente com investimento privado.
Conceito multipropósitoEste é o primeiro empreendimento brasileiro construído especificamente para abrigar, além de um complexo esportivo, uma estrutura completa de área comercial, de convívio e espaço para eventos de diversos portes. “O conceito da Arena é abrangente, vai muito além de ser apenas um estádio de futebol. Teremos atividades e eventos todos os dias, sem nos fixarmos somente em datas de jogo”, explica Eduardo Pinto, presidente da Arena Porto-Alegrense, empresa criada pela OAS Arenas para gerir o novo empreendimento.
A Arena Porto-Alegrense pode ser responsável por diversas etapas da realização de um evento, desde o local até a bilhetagem, por exemplo. Basta que o realizador contrate os serviços. Cada evento pode ser customizado desde a concepção de novos espaços, até a segurança, administração, serviços adicionais ou estacionamento. "Com isso, criamos um círculo virtuoso: o espectador fica mais tempo na Arena, tem um tíquete médio maior e sai mais satisfeito. Por consequência, o clube terá mais receita, poderá investir em um time melhor, alcançar mais resultados e mais torcedores”, conclui Paes Barreto.
Influência dos melhores exemplos mundiaisCom uma parte estrutural totalmente planejada para receber diversas atividades – de festa particular de pequeno porte a convenções, jogos, espetáculos ou até mesmo incubadoras de negócios –, o desafio para os empreendedores foi adequar os modelos de gestão adotados ao redor do mundo ao perfil dos empresários e frequentadores brasileiros. Para isso, a Arena do Grêmio conta com a consultoria de empresas e instituições que já aplicam este modelo em diversas partes do mundo, como a Amsterdam Arena, presente desde o início do processo com a sua subsidiária Arenas do Brasil e que auxiliou na definição do modelo de novo estádio a ser construído pelo tricolor gaúcho, ao mesmo tempo em que aposta fortemente da qualificação dos 230 profissionais que fazem parte da gestão da Arena, divididos entre os setores de marketing, jurídico, financeiro e de operações.
Esta gestão inclui, por exemplo, a formatação da nova Arena, dividida em 17 setores, e com orientadores treinados para receber o público. Somente para o espetáculo de inauguração, serão 1.300 profissionais treinados para receber e atender os visitantes. “Cada setor terá sua equipe fixa de orientadores e auxiliares de apoio, para que os frequentadores tenham uma relação amigável com eles. O mesmo ocorre com toda a parte de alimentação e segurança. Tudo para que possamos alcançar os melhores resultados proporcionando conforto e segurança”, acrescenta Eduardo Pinto.
Outro destaque é a utilização dos camarotes, que podem ser usados como escritórios durante todos os dias e não apenas como espaço para relacionamento com clientes ou fornecedores estratégicos em dias de jogos. Antes mesmo de serem inaugurados, cerca de 60% dos 135 camarotes disponíveis já foram comercializados, alguns por 10 anos. Cerca de 35 mil cadeiras também já foram vendidas, apenas para sócios do Grêmio, ou seja, mais da metade da capacidade da Arena.
Arena inclusiva e adaptada A Arena Porto-Alegrense tem uma infraestrutura completa para atender aos portadores de necessidades especiais (PNE) com todo conforto e segurança. O empreendimento possui espaços diferenciados para este público, com rampas e banheiros adaptados.
Além disso, a Arena reservou lugares para atender com qualidade aos PNEs. No topo da arquibancada inferior, são 60 posições para cadeirantes e respectivos acompanhantes, sem obstáculos físicos, e ainda 44 para obesos e 66 para pessoas com mobilidade reduzida.
Nas cadeiras Gold, que são acessadas por elevadores, serão 40 lugares para cadeirantes com acompanhante, 20 para obesos e 40 para mobilidade reduzida. Os portadores de necessidades especiais também poderão acessar os camarotes pelos elevadores.
SustentabilidadeA Arena Porto-Alegrense é o único empreendimento, fora dos estádios que irão sediar jogos da Copa de 2014, que firmou contrato com a Green Building Council Brasil (GBC Brasil) para obter o certificado LEED – selo que reconhece empreendimentos capazes de gerar menor impacto ao meio ambiente. A obra, considerada a primeira do País a conquistar o selo verde, se equivale ao Emirates Stadium, do Arsenal, e ao Amsterdam Arena, do Ajax.
Para conquistar este selo, a Arena aposta em várias ações como a localização, que fica no Bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, em uma área adensada próxima a serviços básicos, o incentivo ao transporte público, com acesso fácil a linhas de ônibus e a estações do Trensurb e ainda possui vagas preferenciais para veículos de baixa emissão de poluentes.
A cobertura do complexo multiúso de cor clara promove alta refletividade, assim minimiza-se o ganho de calor e se reduz a carga térmica da construção. Além disso, mais de 50% das vagas de veículos terão algum tipo de cobertura, reduzindo o efeito ilha de calor. O projeto também infiltrará mais água de chuva para dentro do terreno em comparação às condições originais, reduzindo riscos de enchente no terreno e seu entorno. O reaproveitamento da chuva e o sistema automatizado farão uma grande economia de água potável na hora da irrigação
do gramado.
Para a redução de pelo menos 10% do consumo de energia anual, serão instalados aparelhos de ar-condicionado de alta eficiência em locais fechados, e a potência instalada em iluminação é de baixo nível. A medição individualizada de energia irá permitir o monitoramento de perdas em pontos críticos no sistema e vai facilitar a implementação de melhorias e o desenvolvimento de estratégias específicas de acordo com o perfil de cada um dos locatários.
Durante as obras, foi instituída uma área permanente de resíduos recicláveis, onde estão sendo separados vidro, papel, plástico, alumínio e resíduos orgânicos. E também a incorporação de materiais de produtores regionais, reciclados e madeiras certificadas, além da utilização de tintas, selantes e vernizes de baixa emissão de compostos orgânicos voláteis.
Arena em números Números comprovam a magnitude da nova casa do Grêmio
Investimentos- Investimento total: R$ 540 milhões
- Faturamento previsto para 2013: R$ 110 milhões a R$120 milhões
- Investimento em tecnologia: R$ 100 milhões
- Tempo de construção: 27 meses
- Construtora: OAS
- Proprietário: Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense
- Administradora: Arena Porto-Alegrense
- Arquitetura: PLARQ Arquitetura
- Acordo prevê divisão de receitas, sendo 35% OAS e 65% Grêmio por 20 anos
Estrutura- Capacidade total: 60.170 pessoas, assim divididas:
- Cadeiras gramado – 15.256
- Geral (não tem cadeiras) 10.132
- Cadeiras Gold – 8.575 pessoas
- Camarotes – 2.744 pessoas
- Cadeiras superior – 23.463
Serviços e Infraestrutura- 5.400 vagas de estacionamento
- 34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV
- 58 bares e 2 restaurantes panorâmicos
- 90 mil metros de estacas na fundação
- 200 mil metros quadrados de área coberta
- Mais de 109 mil metros quadrados de area construída
- 56 metros de altura
- Dimensão do campo: 68m X 105m
- Distância de apenas 10m entre as cadeiras nível gramado e o campo
- Iluminação: 408 refletores
- 239 câmeras de monitoramento interno e externo
- 2 Centros de Controle de Operações
- 18 elevadores (sendo 4 apenas para cargas)
- 106 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais
- 90 banheiros, com acessibilidade total.
- 86 mil metros cúbicos de concreto utilizados
- 30 mil metros quadrados de área bruta locável
- Auditório com 200 lugares
- 4 vestiários padrão Fifa
- Área coberta para aquecimento dos jogadores
- 103 catracas, 24 portões, 30 sistemas manuais de controle para acesso
da área VIP
- 135 camarotes
- Dois telões de 96 metros quadrados cada