Após cinco meses, projeto que reúne dez grandes empresas impulsiona cofres dos clubes ajudando a gerar R$ 222 milhões ao ano para o futebol brasileiroApós cinco meses em campo e com muito trabalho nos bastidores, o Movimento por um Futebol Melhor acaba de atingir a marca de 500 mil sócios-torcedores. O projeto, inédito no mundo, reúne dez grandes empresas e oferece descontos em mais de 600 produtos e serviços (bebidas, higiene, limpeza, alimentos, material esportivo, serviços financeiros, fast food e telefonia). Atualmente, segundo dados dos times, o Movimento contribui para uma receita anual de R$ 222 milhões.
“Acreditamos que o Brasil tem tudo para ter, além da melhor seleção do mundo, o melhor campeonato de clubes do mundo, visto que tem um futebol de altíssima qualidade. Isto necessariamente passa por uma melhor estruturação e saúde financeira dos nossos clubes, e o Movimento por um Futebol Melhor certamente está sendo fundamental neste processo. Nossa próxima meta é atingir um milhão de sócios até o final de 2013”, afirmou o diretor de conexões com o consumidor da Ambev, Marcel Marcondes.
Até agora, o Movimento gerou uma economia de R$ 5 milhões aos 43 mil sócios-torcedores que aproveitaram as vantagens. Em apenas uma ação, o Super Fim de Semana de descontos (25 e 26/5), o programa concedeu até 50% de descontos aos torcedores. Com isso foi possível alcançar a adesão de 15 mil novos sócios e R$ 4 milhões de economia para o bolso do torcedor.
Estudos mostram que os clubes tinham cerca de 350 mil sócios-torcedores até o lançamento do Movimento. Em cinco meses, o projeto conseguiu captar cerca de 150 mil novos sócios em parceria e gerar uma receita incremental de R$ 53 milhões por ano, o que já trouxe resultados na prática, como a contratação do zagueiro Dedé pelo Cruzeiro e do atacante Marcelo Moreno pelo Flamengo. Em comunicado oficial, o clube carioca afirmou ter usado a receita dos sócios para ajudar na contratação do novo técnico, Mano Menezes.
A partir de agora, o torcedor que virar sócio vai poder aproveitar as vantagens proporcionadas pelas empresas participantes (Ambev, Unilever, Pepsico, Seara, Danone, BURGER KING, SKY, Netshoes, Bradesco e TIM) em todo o território nacional. Desta maneira poderá receber descontos que poderão superar o valor investido na mensalidade do seu clube do coração. É um modelo que gera benefícios a todas as partes envolvidas. Os clubes ganham mais sócios, os torcedores recebem descontos relevantes e as empresas fidelizam os torcedores às suas marcas.
Disputa e futuro O Flamengo é o clube que lidera o ranking de captação de sócios, com 26 mil em pouco mais de três meses de lançamento de seu plano. Cruzeiro (mais de 21 mil novos sócios), Palmeiras (16 mil), São Paulo (15 mil) e Internacional (14 mil) vêm crescendo fortemente.
O Brasil nunca possuiu uma ferramenta confiável que mostrasse a quantidade de sócios-torcedores adimplentes de cada clube. Diante disso, o Movimento criou o chamado Torcedômetro, ranking atualizado diariamente com as informações dos departamentos de marketing dos times.
Atualmente, o Torcedômetro, que virou uma disputa sadia, mostra o Internacional na ponta com 100 mil sócios, seguido por Grêmio (72 mil), Corinthians e Santos (52 mil) e Cruzeiro (28 mil).
A bola continua em campo...O Movimento negocia a entrada de novas empresas (setores aéreo, automotivo, drogaria e cinema) para oferecer ainda mais benefícios para os sócios dos 25 times (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta, Portuguesa, Grêmio Osasco, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Vitória, Bahia, Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Joinville, Internacional, Grêmio, Sport, Náutico e Santa Cruz). Estão previstas as entradas de Avaí, Figueirense e Goiás ainda este ano.
Para participar, o sócio-torcedor precisa apenas informar seu CPF antes da compra. Os sistemas dos caixas estão interligados à base dos clubes e o desconto é dado automaticamente. A nota fiscal mostra ao final da compra quanto o cliente economizou. Isso representa tanto uma forma de gerar vantagens econômicas para uma grande fatia de torcedores ao mesmo tempo em que proporciona a vivência desse público com seu time de coração.
Mais informações, como descontos, produtos, simulação de compras e posição do seu time no Torcedômetro acesse o site
www.futebolmelhor.com.br.