MARCAS NACIONAIS INVESTEM NO FUTEBOL ESTRANGEIRO
16/8/2011
Levantamento da edição de agosto da Revista AméricaEconomia aponta empresas que apostam no mercado esportivo do exterior.
Atraídas pela visibilidade e preço de publicidade mais acessíveis, empresas brasileiras têm se tornado patrocinadoras de times e seleções de outros países.
Penalty,
Tramontina,
Petrobrás e
Centauro figuram entre estas companhias. Conforme mostra a reportagem da
AméricaEconomia, o maior foco das marcas que investem em times e competições do exterior é a América Latina, principalmente o Chile e a Argentina. Porém, gradativamente as brasileiras também estão emergindo em
mercados da América do Norte e Europa:
- Petrobras e Tramontina estampam suas marcas na camisa do River Plate;
- O campoeonato chileno agora se chama Campeonato Nacional Petrobrás;
- Até 2014 a Penalty quer ampliar sua atuação para a Inglaterra, Itália, França e Alemanha;
- Estima-se que a Petrobrás invista U$2,5 mi no patrocínio da camisa do River. No Brasil, um clube popular cobra pelo menos R$ 25 milhões pelo mesmo tipo de exposição;
- A Penalty fornece material esportivo para o Defensor, campeão uruguaio de 2010. A empresa também patrocina times na Argentina e Chile e esteve na camisa dos árbitros durante a Copa América;
- A Centauro também esteve no uniforme dos juízes e assistentes na Copa América. Também estará em todos os campeonatos organizados pela Conmebol (Libertadores, Sul-Americana etc).