TORCEDORES PODERÃO AJUDAR PALMEIRAS A TRAZER WESLEY
28/2/2012
Ferramenta inédita de negociação será usada para repatriar o jogador para o alviverde paulista
A negociação para repatriar o volante Wesley para a Sociedade Esportiva Palmeiras marca o lançamento da plataforma MOP (My Own Player – www.mopbr.com), que oferecerá ao torcedor de futebol a chance efetiva de apoiar o seu clube em contratações. Baseada no conceito de crowdfunding, a nova plataforma permitirá o apoio de pessoas físicas no formato de cotas para ajudar os clubes a arrecadar o valor necessário para a contratação de atletas de ponta.
“Com esse sistema, os torcedores deixam de ser meros espectadores e passam a contribuir diretamente para o sucesso de seus clubes de coração. Este é o principal objetivo do MOP ao viabilizar um canal entre clubes e torcedores com formalidade, transparência e neutralidade, emancipando as agremiações das fontes tradicionais de investimento”, explica Felipe Andrade, representante do MOP. No Brasil e em outros países, o crowndfunding já é usado para grupos que desejam trazer artistas para grandes shows ou mesmo para o financiamento de ideias que podem se tornar negócios.
As negociações entre MOP e Palmeiras começaram no início do mês de fevereiro quando o clube entendeu que seria a hora de aproximar a torcida com o clube, tornando-os peça fundamental no processo de contratação. O clube já havia sinalizado com a intenção de trazer o volante para reforçar o time em 2012. Wesley, por sua vez, manifestou interesse em retornar para o Brasil, dando prioridade à negociação com o Palmeiras. Após algumas conversas entre MOP, Werder Bremen e Palmeiras, ficou definido que o valor necessário da arrecadação para viabilizar a transferência do atleta seria de R$21.377.300,00, incluindo-se nesse montante impostos, direitos econômicos e todos os demais valores da operação.
Como funciona o MOP
O MOP é uma iniciativa independente e que, por isso mesmo, poderá auxiliar todos os clubes brasileiros. A ideia do projeto é que cada torcedor possa contribuir adquirindo cotas com valor mínimo de R$ 100 que poderão ser parceladas em até 12x no cartão de crédito. O apoio será feito no formato de doação condicionada, ou seja, caso o valor total da transferência não seja atingido, o dinheiro será devolvido.
A campanha de arrecadação tem prazo pré-estabelecido, até por questões contratuais, já que uma das premissas do MOP é justamente apoiar todas as negociações por contratos estabelecidos com todas as partes envolvidas. “Só lançamos a campanha de arrecadação após acertar um contrato de exclusividade com o clube, o jogador e qualquer outro agente da negociação, durante o período da arrecadação. Isso garante que o time mantenha o compromisso de trazer o jogador caso a arrecadação seja bem sucedida e que o jogador não negocie com outro time”, diz André Barros, do MOP.
O valor precisa ser arrecadado até o dia 25/03. O torcedor que quiser participar deve entrar no site www.mopbr.com e se cadastrar. A partir de então, insere os dados do cartão de crédito, em uma operação que será semelhante às feitas para locação de veículos.
“O valor de doação fica bloqueado no cartão de crédito do torcedor, mas só será liberado/descontado se a arrecadação chegar ao valor total”, detalha Felipe Andrade. Esse é outro aspecto inovador do MOP, o primeiro projeto do Brasil que utiliza a ferramenta de crowdfunding com o sistema de bloqueio de limite do cartão de crédito. “Optamos por esse modelo de negócio para proporcionar mais segurança, transparência e eficiência para as campanhas, pois o dinheiro só é efetivamente transferido se a arrecadação for um sucesso”, explica Felipe.
Após atingir o valor esperado, são necessários dois dias para finalizar a transferência e oficializar a contratação do jogador. Um detalhe importante, que reforça a transparência e a neutralidade do MOP, é que o dinheiro arrecadado não vai para a conta bancária do clube interessado na compra. Os recursos são depositados em uma conta vinculada a transferência, a qual é gerida pelo próprio MOP, que repassará o valor arrecadado ao clube vendedor assim que a negociação for concluída.
“Esta é uma inovação no mundo do futebol e estamos animados por sermos o primeiro time a fazer uso da plataforma. Confiamos muito no projeto, contamos com o apoio da torcida e temos certeza de que Wesley trará muitas alegrias para os palmeirenses”, acredita Arnaldo Tirone, Presidente do Palmeiras.
Grandes clubes e seleção brasileira
Nascido em 24 de junho de 1987, o jogador foi revelado pelo Santos Futebol Clube em 2007. Após poucas oportunidades no time profissional, ele foi emprestado em 2009 para o Atlético Paranaense, onde atuou por um ano e foi campeão estadual do Paraná. Em 2010, ele retornou ao time da baixada santista e, foi peça fundamental, do time que contava com Neymar e Paulo Henrique Ganso, conquistando os títulos do Campeonato Paulista e Copa do Brasil daquele ano. As ótimas atuações atraíram a atenção do mercado europeu, e o jogador se transferiu em agosto de 2010 para o Werder Bremen da Alemanha, clube que defende até hoje. Wesley foi também convocado duas vezes para amistosos da seleção brasileira em 2010.
Um atleta versátil, que atua para o time e possui bom relacionamento de grupo, Wesley é tido como reforço fundamental ao elenco do Palmeiras em 2012. Buscando agregar qualidade no elenco alviverde e chegadas contundentes ao ataque, Wesley deseja ajudar a Família Scolari neste novo desafio junto com a torcida palmeirense.
“O Palmeiras é um clube que tem um histórico de iniciativas arrojadas: foi o primeiro clube a utilizar o profissional específico para a preparação de goleiros; foi pioneiro em profissionalizar o departamento de futebol, dividindo a gestão com empresas; foi o primeiro clube brasileiro a utilizar a urna eletrônica nas eleições internas, promovendo segurança e transparência e, em breve, terão a primeira arena multiuso da América Latina. Agora, estreando o MOP, o Palmeiras reafirma esse histórico de vanguarda e inovação, mergulhando de cabeça nesse projeto que hoje, virou realidade”, destaca André Barros.
O conceito de CrowdFunding
O conceito de Crowdfunding consiste em uma forma moderna e prática de financiamentos coletivos feitos através da internet. A ideia é que várias pessoas contribuam de maneira colaborativa e, assim, arrecadarem fundos suficientes para viabilizar um projeto dentro de um prazo estabelecido. As doações ocorrem de forma condicionada, ou seja, não captando os recursos necessários no tempo determinado, o dinheiro é inteiramente devolvido.