GRUPO LANCE! APRESENTA O CRAQUE DO FUTURO 2012
14/2/2012
Programa tem como foco estimular a prática do jornalismo esportivo e descobrir novos talentos entre os estudantes universitários
Estimular o trabalho de futuros jornalistas esportivos. Esse é o objetivo do programa Craque do Futuro, que o Grupo LANCE! realiza em 2012 a sua oitava edição. Único programa do gênero no país, já teve a participação de mais de 1600 estudantes, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
Para participar os candidatos deverão se inscrever no endereço www.lancenet.com.br/craquedofuturo até o dia 28 de fevereiro. Os alunos do curso superior de Comunicação e de Jornalismo selecionados para o Craque do Futuro têm como missão a cobertura multimídia dos clubes de futebol, vôlei, futsal e basquete de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e dos demais estados brasileiros.
A novidade desta edição é que em dez cidades-sede da Copa 2014 (Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Natal, Fortaleza, Recife, Manaus e Salvador) haverá um participante para acompanhar exclusivamente tudo que envolver o Mundial de Seleções na localidade.
Todo o material produzido é analisado pelos jornalistas do LANCE! e pode ser publicado no hotsite do programa, dentro do LANCENET!. O LANCE! também publicará notas diárias em sua edição impressa e semanalmente haverá uma matéria especial de página inteira.
Durante o processo de seleção de uma semana os candidatos deverão enviar uma nota por dia sobre o clube, e ao fim do período uma matéria. Esse material será avaliado para a escolha dos participantes do Craque do Futuro 2012.
O programa tem a duração de dez meses. Durante esse tempo serão contemplados os líderes de quantidade, qualidade e produção multimídia. Os três estudantes que mais se destacarem ao final serão premiados com uma visita a uma das redações do LANCE!, acompanhando o dia a dia durante uma semana com os custos da viagem pagos pelo programa.
Participante de uma das primeiras edições do Craque do Futuro, Bernardo Gleizer hoje atua no Grupo LANCE! como editor do LANCENET!.
— Não é nada fácil o início de uma carreira. Ainda mais a de jornalista esportivo. A rotina de fazer fontes, ir a jogos, treinos, conversar com jogadores, dirigentes e treinadores, sempre em busca da notícia, me fez aprender muito. Não há dúvidas de que o Craque do Futuro me ajudou a chegar até aqui —, indica Bernardo.