Pesquisa da consultoria Deloitte aponta as visões e práticas dos brasileiros sobre diversas modalidades esportivas
A Deloitte, uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo, acaba de lançar a pesquisa “Muito Além do Futebol – Estudo sobre esportes no Brasil”. Com o objetivo de desenhar um panorama geral do interesse e da prática de esportes pelos brasileiros, a pesquisa foi realizada com mais de 700 pessoas, por meio de questionário online. O estudo apresentou respondentes de todas as regiões do Brasil, das variadas faixas etárias e de renda.
A pesquisa revela alguns movimentos surpreendentes. O rugby e as artes marciais, por exemplo, foram apontados como os esportes que mais vão crescer nos próximos anos (17% dos respondentes apontaram o rugby, seguido das artes marciais com 16% e do vôlei com 11%).
“Este resultado provavelmente é devido aos resultados recentes da modalidade no Brasil e da maior exposição na mídia”, aponta Fernando Ruiz, gerente sênior de Consultoria em Marketing e Estratégia da Deloitte e responsável técnico da pesquisa.
Prática de esportes
Entre os esportes mais praticados no País, o futebol foi apontado por 32% dos respondentes, enquanto a corrida (cooper) foi selecionada por 17%. A musculação é praticada por 9% e o tênis, por 8%. Já quando questionados sobre os esportes favoritos, o futebol aparece na liderança, novamente, com 78%. Em seguida, vieram o vôlei com 46% e a natação com 24%.
“Chama a atenção o fato dos esportes coletivos serem os favoritos, mas os esportes individuais serem os mais praticados”, analisa Ruiz.
Novos esportes
Apesar de ter sido apontado como o que mais vai crescer e mesmo já tendo mais de 100 anos de prática no Brasil, o rugby, segundo os respondentes, é o esporte menos conhecido (26%). O beisebol e o golfe, além de serem pouco conhecidos (20% ambos), são também os esportes menos admirados pelos respondentes.
Interesse dos brasileiros
Os esportes de inverno já caíram no gosto dos brasileiros. A maioria dos respondentes (45%) quer conhecer mais e, até mesmo, pretende praticar. O rugby (22%) e o golfe (21%) também apresentaram grande nível de interesse para conhecimento e prática.
Esportes de elite
Quando questionados sobre quais são os esportes de elite, os entrevistados apontaram o golfe (88%), seguido do hipismo (84%) e do tênis (46%). Dentre os 10 esportes mais praticados no Brasil, o tênis foi o mais apontado como de elite. Se observarmos o perfil dos praticantes de tênis identificados, 61% dos respondentes possuem renda familiar mensal acima de R$ 10 mil.
Exposição na mídia versus disseminação
O tênis possui grande exposição na mídia em horas (segundo esporte) mas não é apontado nem entre os cinco mais disseminados. Já a natação é apontada pelos respondentes como o quarto esporte mais disseminado, mas tem menos de 1% de exposição na mídia.
As artes marciais e outras lutas em geral, apesar de serem o sexto esporte mais televisionado no país, desfrutam do maior contraste de opiniões com relação ao gosto. Enquanto 51% dos respondentes declararam gostar de lutas/artes marciais, 45% declararam não gostar do esporte.